Blogs e Feeds...

Blog Syndication e dicas acerca de Subscrição Feeds

Blog Syndication: uso que se faz dos Feeds dos blogs para que o seu conteúdo seja entregue a outros blogs, leitores de feeds ou agregadores. Parece-te um pouco impessoal? Então fica a saber que, por exemplo, tanto o FeedBurner como o FeedBlitz (agregadores/leitores de feeds), disponibilizam uma subscrição dos blog feeds através de email. Ou seja, tratamento personalizado.

Claro que isso não implica que qualquer um tem o direito de usar os conteúdos que lhes chegam dos blogs via feeds. A publicação desses conteúdos sem a devida permissão pode ser, naturalmente, considerada uma violação dos direitos de autor. Ou seja, se fizeres uso desses textos certifica-te que é feito dentro das normas impostas pelo criador dos textos originais ou até mesmo das leis existentes sobre a matéria.

Posto isto surge a pergunta: Mas porque é que precisamos de um feed?

Antes de mais, um feed é como uma newsletter em constante actualização, entregue automaticamente ao leitor e assim sendo, uma boa maneira dos utilizadores poderem estar a par de tudo o que se passa no teu blog. Considera um feed como uma extensão do teu blog… Se o tiveres as pessoas podem ler aquilo que pões no teu blog quando, como e onde quiserem. Tu controlas melhor como os teus conteúdos são vistos e o leitor sente-se privilegiado no acesso à informação.

Além disto, podes limitar os feeds a um grupo restrito de posts, dando a hipótese aos utilizadores de controlar tópicos específicos dentro do teu blog e costumiza-los para um determinado autor, caso exista mais de um dentro do blog.

Fica ainda a saber, que se queres aumentar a subscrição de feeds, coloca o icon RSS bem visível no teu blog. Por exemplo no topo da página ou mesmo no final de cada post.

Sabendo que podes escolher entre disponibilizar os posts completos ou apenas um sumário ficam os prós e contras de cada escolha. Do ponto de vista dos utilizadores o melhor é que seja disponibilizado todo o conteúdo. Assim não têm de clickar em lado nenhum nem têm de ir até à página do blog para ler o post completo. Já do lado dos bloggers, a visão é diferente… Ao disponibilizar apenas um excerto do texto estão a proteger os conteúdos de serem usados de forma inadequada. Ao mesmo tempo que, desta forma, aumentam as receitas publicitárias (graças às networks de patrocínio de feeds), os comentários aos posts e ainda o tráfego do blog. Claro que, a decisão final depende de muitos factores e do tipo de blog que se quer, mas sem dúvida que a utilização destes serviços é, na generalidade, altamente recomendável.

Adaptado do livro “Blogging Tips – What bloggers won’t tell you about blogging”, de Lorelle VanFossen

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