"Vamos lá"

Projetor: a nova plataforma de empreendedorismo da TMN

 

Um dos objetivos é dar visibilidade a ideias de negócio. 


 Um dos objetivos é dar visibilidade a ideias de negócio. Imagem: DR

 
O Projetor, o novo sítio da TMN, é um site interativo onde serão colocados projetos/ideias de negócio que se pretende colocar em prática e onde quem tem disponibilidade para investir poderá ver a oferta existente.
Na conferência de imprensa de apresentação do site, Luís Avelar, administrador da TMN, realçou que descobriram que "já há talento de sobra e as boas ideias existem".


Este espaço irá replicar as condições do mercado, ou seja, um utilizador tanto pode ter um projeto para o qual precisa de meios, como pode ter meios (físicos, financeiros ou humanos) que pretende otimizar através da associação a um empreendimento que já exista.

Com mais de 100 mil utilizadores e depois de reunidas mais de 100 histórias de portugueses que fazem a diferença, a TMN procura assim colocar em prática o lema adotado: “Vamos Lá”.

O Projetor quer inovar no "território da proximidade com as pessoas", explicou ainda Luís Avelar. O objetivo é mostrar que em alturas de crise a mudança de mentalidades e a procura de novas formas de colaboração entre indivíduos são fatores críticos de sucesso, afirma o comunicado da empresa.

“Nada melhor que enfrentar a crise com engenho”, considera o administrador que de seguida passou a palavra ao Pedro Messias, um português que depois de viver em Londres decidiu que os produtos portugueses tinham um lugar nas prateleiras das lojas gourmet nacionais e internacionais.


Pensar global, provar local

“A ideia surgiu em 2011, quando vivia em Londres. Os produtos portugueses que via não tinham uma imagem que refletisse a sua qualidade” conta Pedro, explicando o que o levou a apostar elevar os produtos tradicionais a um novo patamar.
Think Global Tast GlobalThink Global Tast GlobalFotografia: site TGTL


Para criar a Think Global Taste local (TGTL), Pedro encontrou um investidor, pediu a ajuda de Nuno Mendes (um cozinheiro português premiado com uma Estrela Michelin e que neste momento está a trabalhar em Londres) para escolher produtos de qualidade, e depois trabalhou de perto com uma equipa de designers.

Agora é possível encontrar nas lojas internacionais rebuçados de mel portugueses, garrafas de vinho tinto Herdade do Perdigão com 500 ml e latas de azeite de alta qualidade vindos de Portugal, Espanha, e Itália.
Um ano depois, a empresa de Pedro está a trilhar um percurso que se deseja sólido e que pode já contar com vários prémios, entre eles, cinco na área de design.

Ao olhar para a nova plataforma da TMN, Pedro coloca a hipótese de mais tarde vir a recorrer a ela, salientando que o TGTL não seria possível sem os vários parceiros que apostaram nesta ideia.

Celia Figueira, da TMN, salienta que o Projetor é uma plataforma onde cada empresa pode apresentar o seu projeto e as suas necessidades, podendo estas ser das mais completas às mais simples. Para exemplificar, Célia referiu a ByAgil, uma empresa de azulejos cuja necessidade neste momento é que alguém crie o seu vídeo de divulgação.


A técnica do Marshmallow
A apresentação do novo produto da TMN terminou com a intervenção de Tom Wujec, o “senhor Marshmallow”, como ele próprio refere. Tom é canadiano e especializou-se em inovação.

Exemplificando os frutos do trabalho em equipa, o especialista desafiou os presentes a construir uma torre de esparguete com um marshmallow no topo. Uma tarefa que se revela particularmente difícil porque se dispõe apenas de 15 minutos e se está a trabalhar com pessoas que se acabou de conhecer.
Uma forma diferente de assinalar o valor que tem a cooperação e as parcerias, forças motrizes deste novo projeto da empresa de telecomunicações.

Comentários