"Vamos lá"
Projetor: a nova plataforma de empreendedorismo da TMN
Cem dias depois de ter lançado uma nova
assinatura, a TMN cria uma plataforma online que pretende reunir ideias
de negócio e potenciais parceiros que viabilizem esses projetos.
Imagem: DR
O Projetor,
o novo sítio da TMN, é um site interativo onde serão colocados
projetos/ideias de negócio que se pretende colocar em prática e onde
quem tem disponibilidade para investir poderá ver a oferta existente.
Na conferência de imprensa de apresentação do site, Luís Avelar,
administrador da TMN, realçou que descobriram que "já há talento de
sobra e as boas ideias existem".
Este espaço irá replicar as condições do mercado, ou seja, um
utilizador tanto pode ter um projeto para o qual precisa de meios, como
pode ter meios (físicos, financeiros ou humanos) que pretende otimizar
através da associação a um empreendimento que já exista.
Com mais de 100 mil utilizadores e depois de reunidas mais de 100
histórias de portugueses que fazem a diferença, a TMN procura assim
colocar em prática o lema adotado: “Vamos Lá”.
O Projetor quer inovar no "território da proximidade com as pessoas",
explicou ainda Luís Avelar. O objetivo é mostrar que em alturas de
crise a mudança de mentalidades e a procura de novas formas de
colaboração entre indivíduos são fatores críticos de sucesso, afirma o
comunicado da empresa.
“Nada melhor que enfrentar a crise com engenho”, considera o
administrador que de seguida passou a palavra ao Pedro Messias, um
português que depois de viver em Londres decidiu que os produtos
portugueses tinham um lugar nas prateleiras das lojas gourmet nacionais e
internacionais.
Pensar global, provar local
“A ideia surgiu em 2011, quando vivia em Londres. Os produtos
portugueses que via não tinham uma imagem que refletisse a sua
qualidade” conta Pedro, explicando o que o levou a apostar elevar os
produtos tradicionais a um novo patamar.
Fotografia: site TGTL
Para criar a Think Global Taste local (TGTL), Pedro encontrou um
investidor, pediu a ajuda de Nuno Mendes (um cozinheiro português
premiado com uma Estrela Michelin e que neste momento está a trabalhar
em Londres) para escolher produtos de qualidade, e depois trabalhou de
perto com uma equipa de designers.
Agora é possível encontrar nas lojas internacionais rebuçados de mel
portugueses, garrafas de vinho tinto Herdade do Perdigão com 500 ml e
latas de azeite de alta qualidade vindos de Portugal, Espanha, e Itália.
Um ano depois, a empresa de Pedro está a trilhar um percurso que se
deseja sólido e que pode já contar com vários prémios, entre eles, cinco
na área de design.
Ao olhar para a nova plataforma da TMN, Pedro coloca a hipótese de
mais tarde vir a recorrer a ela, salientando que o TGTL não seria
possível sem os vários parceiros que apostaram nesta ideia.
Celia Figueira, da TMN, salienta que o Projetor é uma plataforma onde
cada empresa pode apresentar o seu projeto e as suas necessidades,
podendo estas ser das mais completas às mais simples. Para exemplificar,
Célia referiu a ByAgil, uma empresa de azulejos cuja necessidade neste
momento é que alguém crie o seu vídeo de divulgação.
A técnica do Marshmallow
A apresentação do novo produto da TMN terminou com a intervenção de
Tom Wujec, o “senhor Marshmallow”, como ele próprio refere. Tom é
canadiano e especializou-se em inovação.
Exemplificando os frutos do trabalho em equipa, o especialista
desafiou os presentes a construir uma torre de esparguete com um
marshmallow no topo. Uma tarefa que se revela particularmente difícil
porque se dispõe apenas de 15 minutos e se está a trabalhar com pessoas
que se acabou de conhecer.
Uma forma diferente de assinalar o valor que tem a cooperação e as
parcerias, forças motrizes deste novo projeto da empresa de
telecomunicações.
Comentários