Como apresentar a sua ideia de negócio no Shark Tank?

 

Se está a pensar em concorrer ao Shark Tank português, saiba como apresentar a sua ideia de negócio aos "tubarões" do investimento.

shark tank
 
Um dos programas mais vistos pelos portugueses vai ganhar em breve uma versão portuguesa. O “Shark Tank” ou em português, “Lago dos Tubarões”, deverá estrear na SIC no início do próximo ano, sendo que hoje será feita a apresentação oficial do programa. A receita do sucesso do programa explica-se em breves palavras: em frente às câmaras, vários empreendedores apresentam a sua ideia de negócio a um conjunto de investidores, conhecidos como “tubarões”. O objetivo é conseguir convencê-los a financiarem a ideia de negócio, em troca de uma percentagem do capital da empresa.
 
Os nomes dos “tubarões” portugueses são já conhecidos: Mário Ferreira, presidente executivo da empresa de cruzeiros Douro Azul; João Rafael Koehler, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e administrador executivo da Colquímica; Miguel Ribeiro Ferreira, ‘chairman’ do grupo Fonte Viva; Susana Sequeira, fundadora da MSTF Partners e Tim Vieira, presidente do grupo de media Special Edition Holding.
Se tem uma empresa ou uma ideia de negócio e está a pensar em recorrer ao Shark Tank para financiar os seus projetos, aqui ficam alguns pontos essenciais que deve ter em conta para ser bem-sucedido na sua missão.
 

1. Prepare o seu ‘pitch’

De acordo com as regras de participação do programa, para concorrer terá de enviar um vídeo de cinco minutos onde deve incluir informações fundamentais sobre si, a sua empresa e explicar porque necessita de financiamento. Seja claro, conciso e mostre confiança na sua participação. Tente causar boa impressão e mostre quais os problemas que o seu produto irá resolver.
Lembre-se que a sua história e a do seu produto são tão importantes como o seu objetivo final. Se for chamado a participar no programa trace um perfil de cada um dos “tubarões”: Pesquise quais são os investimentos privilegiados de cada um e quais os nichos onde se enquadram.
Seja confiante e defenda-se de forma respeitosa quando surgir alguma questão mais complicada. Treine o seu ‘pitch’ com a ajuda de familiares e amigos, que lhe podem dar alguns conselhos sobre o que não está a fazer bem e oferecer ajuda para melhorar a sua postura. Se conhecer algum investidor peça-lhe a opinião e conselhos sobre as ideias e informações que irá apresentar.
 

2. Saiba todos os números

Se costuma assistir aos episódios do programa norte-americano de certo já reparou que assim que o empreendedor apresenta a sua proposta os investidores anotam num caderno todos os números referidos. Este procedimento básico permite aos “tubarões” fazerem a sua própria avaliação ao negócio apresentado pelo empreendedor. Por exemplo, se pedir um investimento de 100 mil euros em troca de 10% da sua empresa, estará a avaliar a sua empresa em um milhão de euros.
De acordo com o site do programa, para conseguir perceber o valor da sua empresa é aconselhável que multiplique o valor do EBITDA (resultado antes de juros, amortizações e IRC) da empresa entre três e oito anos (período em que se espera que o investimento tenha retorno) e que subtraia a dívida bancária.
Um exemplo prático: imagine que a sua empresa tem um EBITDA de 50 mil euros, uma dívida bancária de 15 mil euros e espera ter retorno do investimento em três anos. Assim, a avaliação da sua empresa seria de 135 mil euros ((50 mil euros x 3) – 15 mil euros = 135 mil euros).
É também igualmente imperativo que consiga defender a sua avaliação, uma vez que normalmente existe alguma diferença entre aquilo que os empreendedores pensam ser o real valor da sua empresa e aquilo que os investidores têm em mente.
Eis os principais números que deverá levar estudados.
  • Vendas: Os valores das vendas permitem dar aos “tubarões” se existe procura no mercado para o seu produto.
  • Margens: É importante que refira quanto é que o seu produto custa a produzir e qual o preço final de venda. Quanto mais alta a margem, mais elevado o lucro.
  • Locais de venda e distribuidores: É nas questões ligadas à distribuição do produto que muitos empreendedores precisam de ajuda por parte dos “tubarões”. Tendo em conta que este é um ponto sensível e crucial para o sucesso de um negócio, sempre que possível, refira as lojas e locais onde o seu produto já está à venda. Esta situação mostra algum esforço da sua parte e permite que seja reconhecida a sua dedicação ao projeto.

3. Identifique as questões mais recorrentes

Se for selecionado para participar no programa, prepare-se para algumas das questões que mais frequentemente são colocadas pelos investidores. Aqui ficam alguns exemplos:
  • Patentes: Referir que detém a patente do seu projeto ou os direitos de propriedade intelectual torna o seu negócio mais apelativo, numa perspetiva de investimento e é algo que, normalmente, os investidores querem saber. Ter uma patente significa que está protegido face à concorrência que queira entrar no seu mercado.
  • “Para que precisa do dinheiro?” É uma das questões mais recorrentes no programa. A sua resposta mostra que entende o mercado onde o seu produto está inserido e que tem um objetivo para o seu negócio. Além disso, dependendo da sua resposta pode encontrar o “tubarão” mais adequado para o investimento.
  • “Quais os níveis de dívida da sua empresa?” Embora os investidores compreendam porque precisa de dinheiro é igualmente importante que saibam qual é o seu nível de dívida. Se tem dívidas esteja preparado para oferecer uma boa explicação.
  • Conheça a sua competição: Mostre os conhecimentos que detém sobre a sua concorrência porque é provável que esta seja uma das perguntas dos “tubarões”.
  • Ofereça demonstrações e amostras: Apesar de não ser obrigatório é bastante recorrente acontecer no programa norte-americano. É a melhor forma de dar a conhecer o seu produto aos “tubarões” e convencê-los da atratividade da sua ideia.
 

4. Nem sempre o negócio fica fechado no programa

Apesar de não o parecer, o negócio só é fechado com as câmaras desligadas. Antes de se comprometerem os investidores reveem toda a informação disponível sobre o seu negócio e podem até preferir não investir. Por exemplo, nos Estados Unidos, o negócio normalmente leva entre 60 a 90 dias a fechar. O processo é assim mais rigoroso do que parece na televisão. Além disso, muitos dos negócios feitos no ar acabam por não se concretizarem por várias questões. Mas não desanime. Se o seu produto for cativante existem algumas vantagens que pode retirar da sua presença no programa: o aumento das vendas, pedidos de parceria e o aparecimento de outros investidores interessados em financiar o seu produto.
 

5. Cuidado com os “tubarões”

Por mais que o seu ‘pitch’ e os seus números conquistem os “tubarões”, isso não significa que o seu negócio fique a ganhar com a proposta oferecida. Nem sempre o investimento oferecido pelos “tubarões” vai ao encontro dos objetivos dos empreendedores. De acordo com o empreendedor e produtor do “Shark Tank Podcast”, TJ Hale, o valor de aparecer num programa com esta visibilidade pode valer entre 4 a 5 milhões de dólares. Este montante poderá ser mais baixo na versão portuguesa, mas ainda assim poderá ajudar alguns empreendedores a ganhar alguma vantagem monetária se não conseguirem o investimento esperado. Aproveite a exposição que o seu produto terá no programa e prepare antecipadamente o servidor do seu site para que este não falhe depois de aparecer na televisão. Aquele será provavelmente o primeiro ponto, onde os seus futuros clientes e investidores irão encontrar mais informações sobre o seu produto e os preços praticados.

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