Vai nascer em Lisboa o maior espaço de ‘coworking’ da Europa.
Um novo espaço de ‘coworking’ vai abrir no Verão em
Lisboa, numa antiga unidade de apoio ao comércio ferroviário com cerca
de quatro mil metros quadrados e capacidade para 250 ‘coworkers’ e 85
espaços para ‘startups’ ou PME.
O investimento inicial ronda os 500 mil euros e, numa primeira fase, contempla a remoção/adaptação da cobertura industrial existente e o trabalho de arquitectura de interior e instalação.
Outra das novidades deste projecto é o facto de ser o segundo espaço de ‘coworking’ gerido pelo Coworklisboa, que tem apenas um local de partilha de espaço de trabalho, na Lx Factory, em Lisboa.
O ‘know-how’ de seis anos de Coworklisboa (abriu em 2010) e a capacidade de pensar e “realizar um espaço diferente dos existentes, que rivalizasse directamente com os melhores” a uma escala global foi o que levou a empresa a aceitar gerir o projecto.
“Lisboa é hoje a cidade-meca do empreendedorismo”, afirma Fernando Mendes, fundador, para quem o local em causa (zona oriental de Lisboa, entre Poço do Bispo e Beato) é “a última zona ribeirinha da cidade que precisava de se renovar”, já que tudo está “por fazer”, sendo “muito apetecível para quem precisa de espaços que possam ser ‘re-imaginados’ para receber uma nova força de trabalho que é flexível, independente e nómada”.
Concrectamente no espaço, haverá espaço de ‘coworking’ para mais de 250 pessoas, ‘hubs’ para equipas de 10 ou mais pessoas, soluções de ‘soft-seating’ para nómadas que preferem não ter uma mesa, uma ‘war-room’, espaço dedicado a programas “e acções de imersão total”, para empresas e outros projectos, um auditório e uma galeria de arte urbana. Integrará ainda uma incubadora social e aceleradoras na área do ‘hardware’ e da saúde, sendo que esta já conta com uma parceria com uma universidade.
Além da unidade central, há uma nave lateral com 400 metros quadrados dedicada ao movimento Makers, com a disponibilização de bancadas de trabalho, ferramentas de fabricação digital, como impressoras 3D, e uma comunidade de novos artesãos.
http://lisbonimpacthub.weebly.com/
Comentários