É uma plataforma, um “aglutinador das várias valências da música e
cultura portuguesas” para promover o país no estrangeiro.
O objetivo da Why Portugal é o de chegar à edição de 2017 do festival holandês Eurosonic em 2017, com um country focus
para Portugal, onde “toda a gente” possa saber que há uma estratégia
consolidada para promover e exportar a indústria da música portuguesa.
Até lá, vão marcar presença em festivais por toda a Europa.
E a primeira
ação de promoção acontece já de 13 a 16 de março, no festival
norte-americano South by Southwest (SXSW), o conjunto de festivais e
conferências de música, cinema e tecnologia emergentes que nasceu há 30
anos em Austin, nos Estados Unidos da América.
As
músicas, os videos, os concertos, as editoras, os festivais, as salas,
os estúdios, as agências, as várias vertentes da indústria musical nacional devidamente mapeadas e actualizadas dia a dia.
Através desta nova plataforma desenvolvida pela AMAEI vamos partilhar e promover o meio musical nacional, apresentando-o a novos públicos e a novos mercados, potenciando a exportação e o intercâmbio internacional e o destaque enquanto “Country Focus” que Portugal vai ter no principal festival de profissionais de música na europa, o Eurosonic-Noorderslag, em janeiro de 2017.
O stand vai estar no Trade Show do SXSW, de 13 a 16 de
março, e os representantes vão participar na conferência SXSW Music até
20 de março. Os portugueses Holy Nothing, agenciados pela Turbina, são a
única banda portuguesa com um showcase no SXSW, mas a presença lusa não se esgota aqui.
http://www.whyportugal.org/
http://observador.pt/2016/03/04/estrategia-unir-exportar-industria-da-musica-estreia-no-sxsw/
Comentários