SANTA CASA CHALLENGE | CONCURSO DE INOVAÇÃO SOCIAL DIGITAL Digital Social Innovation Competition| Santa Casa Challenge



No âmbito do desafio lançado pela realização, em Lisboa, do evento Web Summit 2016, no próximo mês de novembro, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, lança um concurso de inovação social digital designado «Santa Casa Challenge». 
Conta com 8 parceiros: AICEP, Portugal Global, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Fábrica de Startups, Federação Nacional de Associações de Business Angels, Fraunhofer, Microsoft, Montepio Geral, NOS.

A aplicação do desenvolvimento tecnológico nas áreas de intervenção da Santa Casa é um processo em curso nesta instituição secular que conduzirá a ganhos relevantes na prossecução dos seus fins. Por pretender associar as novas tecnologias ao desenvolvimento social e bem-estar da população, este é um desafio de inovação social digital.

 A inovação social digital é uma prioridade na agenda da União Europeia para responder aos desafios do seculo XXI. É um processo colaborativo e cocriativo em que especialistas de diferentes áreas, utilizadores e comunidades participam no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para responder a problemas e necessidades sociais explorando os efeitos das tecnologias da informação e comunicação e o potencial de trabalho em rede da Internet. 


Objetivos
  • Estimular a inovação social digital e o empreendedorismo social de base tecnológica como instrumentos de modernização.
  • Criar ou melhorar os produtos e serviços disponibilizados à população.
  • O concurso procura soluções tecnológicas inovadoras para as seguintes áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Ação Social, Cultura e Património, Economia Social, Saúde.
As soluções/ideias candidatas devem originar dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação com aplicabilidade nas referidas áreas de intervenção e podem resultar de novas ideias ou da aplicação de ideias já existentes. Produtos e serviços tecnológicos podem já estar desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento mas não podem ter sido comercializados ou estarem disponíveis no mercado. O concurso «Santa Casa Challenge» decorre exclusivamente no âmbito das referidas áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para responder aos respetivos desafios, e em cada uma das áreas. 

Destinatários
Destina-se a empreendedores em nome individual ou em equipa, entidades coletivas sem fins lucrativos e empresas constituídas há menos de 3 anos.

Candidaturas
As candidaturas são formalizadas no website através do preenchimento e submissão do formulário de candidatura e upload de um vídeo com a duração máxima de 3 minutos (pitch) que descreve a solução/ideia tecnológica inovadora. Submissão de candidaturas a partir de 01 de setembro: www.santacasachallenge.pt

Seleção
Na primeira fase de pré-seleção são selecionadas 3 candidaturas por cada área, independentemente do desafio a que respondem, totalizando 12 candidaturas finalistas. Os representantes destas candidaturas finalistas apresentam o seu projeto em pitch de 5 minutos a um júri de avaliação, em sessão pública presencial no dia 8 de novembro, no evento Web Summit 2016 (a confirmar).

Prémios
  • Às soluções tecnológicas inovadoras com maior pontuação será atribuído um prémio pecuniário no valor de 2.500€ (dois mil e quinhentos euros), em cada uma das 4 áreas de intervenção da Santa Casa.
  • Às três soluções tecnológicas inovadoras com maior pontuação, independentemente da área de intervenção a que respondem, e identificadas com base na hierarquia das pontuações finais obtidas após a sessão pública, serão atribuídos prémios surpresa a divulgar oportunamente.
  • As soluções tecnológicas vencedoras terão a possibilidade de desenvolver um projeto-piloto em equipamentos ou serviços da SCML, caso seja considerado adequado e circunstancialmente oportuno.
Calendário
  • 01 de setembro a 07 de outubro: Candidaturas
  • 06 de setembro: Sessão Pública de Apresentação, Fábrica de Startups-Startup Campus, Rua Rodrigo da Fonseca, nº11 em Lisboa
  • 10 a 28 de outubro: Análise de candidaturas
  • 31 de Outubro: Divulgação dos finalistas:
  • 08 de novembro: Pitch de apresentação dos finalistas e seleção final.       
 Source; http://www.bancodeinovacaosocial.pt/bisnot_008.html

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