SANTA CASA CHALLENGE | CONCURSO DE INOVAÇÃO SOCIAL DIGITAL Digital Social Innovation Competition| Santa Casa Challenge
No âmbito do desafio lançado pela realização, em Lisboa, do evento
Web Summit 2016, no próximo mês de novembro, a Santa Casa da
Misericórdia de Lisboa, lança um concurso de inovação social digital
designado «Santa Casa Challenge».
Conta com 8 parceiros: AICEP, Portugal
Global, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Fábrica de Startups, Federação
Nacional de Associações de Business Angels, Fraunhofer, Microsoft,
Montepio Geral, NOS.
A aplicação do desenvolvimento tecnológico nas áreas de
intervenção da Santa Casa é um processo em curso nesta instituição
secular que conduzirá a ganhos relevantes na prossecução dos seus fins.
Por pretender associar as novas tecnologias ao desenvolvimento social e
bem-estar da população, este é um desafio de inovação social digital.
A
inovação social digital é uma prioridade na agenda da União Europeia
para responder aos desafios do seculo XXI. É um processo colaborativo e
cocriativo em que especialistas de diferentes áreas, utilizadores e
comunidades participam no desenvolvimento de soluções tecnológicas
inovadoras para responder a problemas e necessidades sociais explorando
os efeitos das tecnologias da informação e comunicação e o potencial de
trabalho em rede da Internet.
Objetivos
- Estimular a inovação social digital e o empreendedorismo social de base tecnológica como instrumentos de modernização.
- Criar ou melhorar os produtos e serviços disponibilizados à população.
- O concurso procura soluções tecnológicas inovadoras para as seguintes áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Ação Social, Cultura e Património, Economia Social, Saúde.
As soluções/ideias candidatas devem originar dispositivos,
aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação com
aplicabilidade nas referidas áreas de intervenção e podem resultar de
novas ideias ou da aplicação de ideias já existentes. Produtos e
serviços tecnológicos podem já estar desenvolvidos ou em fase de
desenvolvimento mas não podem ter sido comercializados ou estarem
disponíveis no mercado. O concurso «Santa Casa Challenge» decorre
exclusivamente no âmbito das referidas áreas de intervenção da Santa
Casa da Misericórdia de Lisboa para responder aos respetivos desafios, e
em cada uma das áreas.
Destinatários
Destina-se a empreendedores em nome individual ou em equipa,
entidades coletivas sem fins lucrativos e empresas constituídas há
menos de 3 anos.
Candidaturas
As candidaturas são formalizadas no website através do
preenchimento e submissão do formulário de candidatura e upload de um
vídeo com a duração máxima de 3 minutos (pitch) que descreve a
solução/ideia tecnológica inovadora. Submissão de candidaturas a partir
de 01 de setembro: www.santacasachallenge.pt
Seleção
Na primeira fase de pré-seleção são selecionadas 3
candidaturas por cada área, independentemente do desafio a que
respondem, totalizando 12 candidaturas finalistas. Os representantes
destas candidaturas finalistas apresentam o seu projeto em pitch de 5
minutos a um júri de avaliação, em sessão pública presencial no dia 8 de
novembro, no evento Web Summit 2016 (a confirmar).
Prémios
- Às soluções tecnológicas inovadoras com maior pontuação será atribuído um prémio pecuniário no valor de 2.500€ (dois mil e quinhentos euros), em cada uma das 4 áreas de intervenção da Santa Casa.
- Às três soluções tecnológicas inovadoras com maior pontuação, independentemente da área de intervenção a que respondem, e identificadas com base na hierarquia das pontuações finais obtidas após a sessão pública, serão atribuídos prémios surpresa a divulgar oportunamente.
- As soluções tecnológicas vencedoras terão a possibilidade de desenvolver um projeto-piloto em equipamentos ou serviços da SCML, caso seja considerado adequado e circunstancialmente oportuno.
Calendário
- 01 de setembro a 07 de outubro: Candidaturas
- 06 de setembro: Sessão Pública de Apresentação, Fábrica de Startups-Startup Campus, Rua Rodrigo da Fonseca, nº11 em Lisboa
- 10 a 28 de outubro: Análise de candidaturas
- 31 de Outubro: Divulgação dos finalistas:
- 08 de novembro: Pitch de apresentação dos finalistas e seleção final.
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