ANI - AGENCIA NACIONAL DE INOVACAO - Newsletter



Incentivos fiscais à I&D empresarial

Candidaturas até 31 de julho


Está a decorrer até 31 de julho o período de submissão de candidaturas para o SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial). As candidaturas são referentes ao exercício fiscal de 2016 e permitem às empresas deduzir à coleta um determinado montante em função das despesas incorridas com atividades de I&D.

As empresas com projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) aprovados no Portugal 2020 podem submeter candidatura ao SIFIDE através da apresentação da despesa associada aos projetos, na sua parte não comparticipada pelo Programa. 
 
Mais informação
 

São consideradas como despesas de I&D: as despesas de investigação que são realizadas pelo sujeito passivo de IRC com vista à aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos; as despesas de desenvolvimento realizadas pelo sujeito passivo de IRC através da exploração de resultados de trabalhos de investigação ou de outros conhecimentos científicos ou técnicos com vista à descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico.

Entre as despesas elegíveis encontram-se despesas de funcionamento (até 55 % das Despesas com Pessoal), aquisições de ativos fixos tangíveis, custo com registo e manutenção de patentes ou despesas com ações de demonstração.

Anualmente, cerca de 1200 empresas recorrem ao sistema do SIFIDE que apresenta um crédito fiscal anualmente atribuído de 170 M€ e uma taxa de sucesso que ronda os 90%.

Em vigor desde 1997, este sistema tem um papel central enquanto instrumento de intensificação do esforço de I&D empresarial, sendo um fator fundamental para a competitividade e o crescimento a longo prazo.

Mais informações e candidaturas em sifide.ani.pt
Source: http://ani.pt/incentivos-fiscais-a-id-empresarial-candidaturas-ate-final-de-julho/


Copyright © 2017 ANI - Agência Nacional de Inovação, Todos os direitos reservados.

Contactos:
ANI - Agência Nacional de Inovação
Edifício NET Rua de Salazares, 842
Porto 4149-002
Portugal

Comentários