O evento "Hack For Peace", que decorre simultaneamente em vários países europeus, pretende chamar a atenção para os perigos e consequências dos conflitos armados. Ao mesmo tempo, procura soluções inovadoras para resolver os problemas derivados de um clima de guerra.
A hackathon "Hack For Peace" arranca esta sexta-feira, dia 21 de outubro, e estende-se durante o fim de semana, até dia 23. O evento é organizado pela Sigma Software (empresa de software ucraniana do Sigma Group, um dos maiores do mercado escandinavo, que se mudou recentemente para Portugal) e a Tech Nation UK.
Durante estes dias, presencialmente e online, programadores, empreendedores, mentores e investidores oriundos de Portugal, Ucrânia, Reino Unido, Polónia e Suécia vão procurar encontrar soluções e produtos inovadores para dar resposta aos problemas relacionados com a guerra.
Neste âmbito, o desafio da hackathon passa por encontrar maneiras de lidar com quatro áreas essenciais para manter uma nação em guerra, nos dias de hoje, a funcionar:
- Cibersegurança, higiene informativa e guerra mediática;
- Saúde Mental;
- Educação de crianças;
- Logística.
Segundo a mensagem da organização, o evento surge porque a guerra na Ucrânia, um "país pacífico", veio demonstrar que "ninguém se deve sentir seguro". E é por isso que muitas empresas e governos estão a criar e a atualizar os seus planos de contingência, de modo a que estejam mais bem preparados para a eventualidade de no futuro se verem numa situação semelhante.
Source: Sapo
Comentários