Tecnologia: Empresa portuguesa relaciona internautas através da música
São muitos os sites e aplicações dedicados aos amantes da música. O Musikki é
português e é um deles. O motor de busca musical tem uma aplicação no Facebook
que permite saber o que os amigos estão a ouvir.
Musikki é um nome português que alia a música à tecnologia e que pretende ser
um produto global. A empresa de João Afonso, Juliana Teixeira e Pedro Almeida
nasceu em Aveiro no início de 2012, mas a equipa já pensava no projeto antes.
Criaram um motor de busca musical, a que
juntaram, posteriormente, uma aplicação
no Facebook e, assim, arrecadaram prémios em várias competições.
"A tecnologia era o meu dia-a-dia, mas sempre gostei muito de música", refere
João Afonso, mestre em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro, mas
que já trabalhou em rádios e teve uma loja de música independente. "A certa
altura, achei que poderia ser importante não nos basearmos só na informação que
uma editora ou banda disponibilizam, mas aproveitarmos o que todos partilham",
esclarece.
E foi deste pensamento que surgiu, em novembro de 2010, o primeiro protótipo
online, a propósito do concurso ZON Multimédia, com vista a angariar
investimento para "trabalhar a sério neste conceito". A primeira competição não
correu bem, mas, "de boca em boca, o projeto começou a ser conhecido, mais lá
fora do que cá". "Então, decidimos procurar outros concursos", conta João
Afonso.
A competir com os melhores
Encontraram competições que lhes reconheceram mérito como o ISCTE-MIT Venture
Competition e o Movimento SIM da Samsung. Venceram a primeira e alcançaram o 2.º
lugar na última. Em setembro de 2011, venceram a primeira meia-final e ganharam
100 mil euros para investir no desenvolvimento da empresa.
Este desenvolvimento traduziu-se, sobretudo, na aplicação Musikki Social
Player para o Facebook, que lhes garantiu a vitória na final e a oportunidade de
investir mais 100 mil euros no negócio de música na web e passar duas semanas no
MIT, em Boston, a aprender mais sobre tecnologia. "Tinha um amigo que não
percebia por que tinha de ouvir cada vídeo separado no Facebook e não podia
selecionar os amigos que desejava ouvir e carregar em 'play'", conta João.
A Musikki decidiu explorar a ideia e incluiu algumas funcionalidades, como a
possibilidade de adicionar páginas de bandas e rádios às preferências dos outros
utilizadores e de, 80 a 90% das vezes, identificar a música que está a tocar.
"Damos a mesma informação do motor de pesquisa dentro do Facebook. Quando um
amigo partilha uma música que nós não conhecemos, basta olhar para baixo e ver o
disco da banda, os próximos concertos ou saber onde comprar", esclarece.
Portugal como ponto de partida
A equipa, que já conta com nove elementos, está sediada em Aveiro e, embora
vá abrir um escritório em Boston para estar mais perto de potenciais
investidores, não pretende abrir mão da cidade portuguesa. "Conhecemos bem a
região, estamos perto de casa e da praia. E se precisarmos de ir a reunião ao
Porto ou a Lisboa também é perto", afirma João Afonso. "Queremos manter a parte
de desenvolvimento em Portugal, se possível em Aveiro", reforça.
No futuro, a Musikki deseja continuar a crescer como empresa e tornar-se um
produto global. "Somos humildes, mas achamos que temos qualidade naquilo que
fazemos e que podemos estar ao nível das grandes empresas mundiais", afirma João
Afonso. "Pode correr mal, mas tentar não faz mal nenhum", sublinha.
Dentro de duas semanas, vai ser lançada uma versão mais robusta e mais rápida
do que a anterior e, aos poucos, será possível pesquisar por banda, álbum,
música e concerto ou consultar um "music journal". A imagem também deverá mudar.
"Não queremos criar uma coisa complicada que afaste os utilizadores. Preferimos
ir introduzindo as aplicações aos poucos, até para criar novidade", remata.
Outros serviços musicais à distância de um clique
Na Internet, existem bastantes exemplos de sites e funcionalidades em torno
da música. O Shazam é um serviço de
identificação musical, que, através de um excerto musical, encontra a canção
correspondente e disponibiliza ao utilizador informações sobre o artista e o
álbum. Deteta canções de rádio, televisão, cinema e música ambiente, mas apenas
pré-gravadas. O Soundhound é
semelhante, mas fornece, igualmente, ao utilizador a letra da canção detetada. O
Gracenote - Music ID Stream insere-se
nesta categoria e possui a maior base de dados online com mais de 28 milhões de
registos.
Já o Midomi é um pouco diferente. A
aplicação consegue detetar a música através dos 10 segundos que o utilizador
canta, trauteia ou assobia para o microfone do computador ou telemóvel.
Quanto ao Musipedia, trata-se de
uma enciclopédia de peças musicais que podem ser pesquisadas de diversas formas:
através de um microfone ou tocando algumas notas num piano, imitando o ritmo da
melodia no rato do computador ou posicionando as notas numa pauta virtual.
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