Alemanha e Noruega apostam em contratar portugueses



A Alemanha acaba de criar uma página na internet com todas as informações que um estrangeiro precisa para ir trabalhar no país. 

Um bem-vindo em várias línguas e a frase "German is warm welcom. Be part of it" são os convites que se podem encontrar mal se entra em www.make-it-in-germany.com. Uma página criado pelo governo alemão para conseguir atrair mais jovens e quadros qualificados estrangeiros. Neste novo portal podem encontrar-se oportunidades de emprego e informações necessárias para quem quer ir trabalhar para o país. A página apresenta ainda um guia de como se pode candidatar aos muitos lugares disponíveis. Depois poderá encontrar, ainda, neste ‘site' uma descrição do país, um guia com as principais informações que precisa para viver na Alemanha. Como arranjar casa? Como encontrar a escola para os seus filhos? Quanto pode ganhar?, são algumas das questões que são respondidas. O portal tem também disponível um guia que mostra os "cinco passos necessários" para ir trabalhar para a Alemanha. O país precisa, principalmente de pessoas dos sectores STEM (Ciência, Tecnologia, Engenheiros e Matemáticos).
Mas há cada vez mais empresas de recrutamento a disponibilizar espaços na internet onde os portugueses se podem candidatar. É o caso do site WWW.JOBS4.de, um portal onde pode encontrar inúmeras vagas em empresas alemãs. Para além dos sectores de procura tradicional, neste site poderá também encontrar empregos no sector financeiro.
"A Alemanha sofre de uma falta de especialistas e pessoas executivas " esclarece uma das responsáveis por uma das empresas que criou a primeira rede de recrutamento on line para o país. Neste site poderá encontrar diferentes ofertas de emprego. "O nosso principal objectivo é responder ao défice de especialistas técnicos e engenheiros" que a Alemanha tem neste momento, esclarece Dirk Boecker, director do Jobs4. Apenas nos primeiros dias surgem cerca de 1300 vagas neste portal. Da Alemanha chega também um pedido no sector da construção. Procuram trabalhadores especializados na construção de caves pré-fabricadas e também engenheiros civis que possam conceber projectos. Para estes últimos garantem um salário entre 2000 e 2500 euros. Mas na contratação preferem quem tenha um conhecimento mínimo de alemão. As candidaturas poderão ser enviadas para reiner.heinzelmann@glatthaar.com
Noruega precisa de médicos e enfermeiros
Da Noruega surge um pedido de vários hospitais que pretendem contratar médicos e enfermeiros portugueses. Um hospital do sul do país., Sorlandet Sykehus, que pretende contratar médicos especialistas em cirurgia, medicina interna, especialistas em pneumologia e ginecologistas. Também pretendem recrutar enfermeiros para os sectores da cirurgia e cuidados intensivos. O salário oferecido é de cem mil euros por ano para os médicos e 60 mil para os enfermeiros. O hospital oferece ainda apoio na instalação e aprendizagem da língua. Pode concorrer enviando o currículo para gerd.jorunn.holm@sshf.no.

Portais onde pode procurar emprego
- Em www.make-it-in-germany.com pode encontrar todas as informaçõe que um estrangeiro precisa para ir trabalhar para a Alemanha.
- Em WWW.JOBS4.de estão disponíveis cerca de 1300 vagas nos sectores de Ciência, Engenharia, tecnologia e matemática.

Comentários