Google lança plataforma que permite criar software sem códigos

Se um dia visitar as páginas do Google Code e descobrir o Blockly, já sabe: trata-se de uma plataforma que permite produzir software, mas não exige que o programador saiba códigos.



Quem já viu o Blockly a funcionar é facilmente levado a fazer comparações com a plataforma Scratch, que foi criada para ajudar miúdos e graúdos a produzir software sem grandes conhecimentos de informática, ou com as peças de Lego – porque a Blockly tem por base peças virtuais que se encaixam com o objetivo de executar determinadas funções.
O Blockly é a mais recente aposta da Google, no que toca à captação de novos talentos para o mundo da programação e aos incentivos de produção de novas aplicações para o sistema operativo Android.
Apesar da escassa popularidade de iniciativas como App Inventor (2010) e Codecademy (2012), a Google mostrou que não desiste de criar plataformas que tornam a produção de software uma atividade mais universal e menos geek e lançou o Blockly.
Segundo a Wired, a plataforma Blockly permite transpor as aplicações criadas com interface gráfico para Javascript, Dart e Python.

Comentários