A competição Lisbon BIG Apps – desenhada para criar startups baseadas em apps que melhorem a vida em Lisboa – continua a todo o gás e a dar que falar. Lançada pelaVodafone Portugal no início de Março, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, tem o objectivo de encontrar e premiar as aplicações para terminais móveis que melhorem a vida dos que vivem, trabalham ou visitam a capital portuguesa.


Foram recebidas mais de 200 candidaturas de 10 países diferentes, tendo sido registados mais de 1000 utilizadores subscritos no website da Lisbon BIG Apps.

Cada candidatura apresentou a descrição da sua ideia, pitch de negócio, tecnologia usada, equipa, valor acrescentado, formas de diferenciação, modelo de negócio, etc.

Com base nestas informações, um painel nacional e internacional de jurados analisou as candidaturas e seleccionou as 15 ideias que passarão à fase seguinte da competição, e que aqui apresentamos (por ordem alfabética).

1. City Stories
Esta app mostra a cidade de uma forma diferente, através de fotografias e histórias dos seus visitantes. A sua base é um mapa onde estão destacados diversos pontos de interesse e histórias que podem ser exploradas e partilhadas pelos utilizadores.

2. IMIN
Esta é uma app para as pessoas poderem reportar os problemas da cidade em locais públicos como, por exemplo, buracos na estrada, prédios em risco de ruir, sinais avariados, etc. Os utilizadores podem consultar, partilhar e dar ideias para melhorar a cidade. As autoridades por seu turno podem mais rapidamente solucionar os problemas e informar os cidadãos sobre a forma como os estão a resolver.

3. iRide
O iRide é um serviço de partilha de boleias que tem como objectivo reduzir o custo e o tempo das deslocações em viagem. A ideia, dirigida a estudantes e empresas, permite que os utilizadores poupem dinheiro e tempo, recebendo ou oferecendo boleias para o sítio onde vão.

4. Lisbon Roulette
É uma app que permite aos utilizadores rapidamente terem uma sugestão para jantar, almoçar, tomar o pequeno-almoço, para alojamento, etc. O objectivo da aplicação é trazer um toque de aventura e divertimento ao explorar a cidade, para os turistas e habitantes de Lisboa.

5. Lisbon Smart Parking
Esta app facilita a procura de locais para estacionamento e a sua gestão. Também liga os parques de estacionamento de Lisboa à Internet, permitindo encontrar lugares vagos para estacionar o carro.

6. LisTrack
Uma aplicação que mostra o melhor percurso para um determinado sítio considerando os transportes disponíveis, preços, altura do dia e estacionamento. Vai permitir aos condutores escapar ao trânsito e saber se há bons sítios para estacionar e aos peões saber qual o melhor percurso a seguir.

7. Livin’Lx
Livin'Lx é uma app para quem quer ter uma casa em Lisboa e quer descobrir qual o local da cidade ao qual realmente pertence. Utiliza os datasets da cidade e outras plataformas (FacebookFoursquareGoogle) para recomendar ao utilizador qual o melhor sítio para viver consoante o seu perfil.

8. My Hoster
Esta app vai permitir a qualquer habitante ou visitante encontrar um anfitrião que o ajude a guiar e a explorar um local específico da cidade. Os utilizadores podem seleccionar os anfitriões de acordo com temas, interesses ou profissão. Assim, podem explorar a cidade de uma forma mais segura e agradável.

9. Parallel Planet
app Parallel Planet quer envolver as pessoas da mesma forma que os filmes ou jogos o fazem mas no mundo real, através de participação e storytelling. A app permite aos utilizadores mergulhar dentro de histórias, baseadas num determinado local, contando ainda com realidade aumentada, pistas e interactividade.

10. Parcitypate
Parcitypate é uma forma de capacitar os cidadãos de comunidades pequenas e grandes, para que ajam em favor das necessidades da cidade. É um sistema que permite aos cidadãos alertar a sua freguesia acerca de problemas encontrados, e permite à freguesia, por sua vez, resolver esses problemas ou autorizar o cidadão a resolver, pelos seus meios, as situações identificadas.

11. Paymel
Uma app que permite aos condutores pagar o estacionamento através do seu telemóvel. Desta forma são facilitados os pagamentos para os utilizadores de estacionamento público.

12. PostaLx
Trata-se de uma aplicação que permite partilhar e enviar postais de Lisboa. O utilizador pode passear pela cidade, registando o seu percurso e fotografias, fazendo upload dessa informação para um postal, fixando-o numa determinada localização e data, e depois partilhá-lo com outros utilizadores, criando assim uma recordação e uma memória dos locais visitados.

13. Taximotions
Uma app para tornar mais fácil gerir, reservar e pagar qualquer tipo de serviço de táxi. Por um lado, os condutores de táxi vão poder reduzir as viagens vazias e optimizar os seus custos consoante a procura. Por outro lado, os cidadãos podem mais facilmente chamar um táxi e calcular os custos de uma viagem.

14. Xtourmaker
Permite às empresas traçar as suas próprias viagens e actividades outdoor usando uma plataforma comum. Através desta plataforma, é possível adicionar informação interactiva a um determinado local, dando a oportunidade a qualquer utilizador de desenhar actividades à sua medida no exterior e interior: desde um hostel que desenhe percursos para os seus clientes até empresas que queiram fazer uma actividade de team building.

15. YouClient
É um serviço grátis que permite às pessoas encontrar e partilhar negócios e locais em Lisboa. Trata-se de uma forma de encontrar e descobrir sítios interessantes e partilhar facilmente essa experiência. O feedback de outros utilizadores permitirá tomar melhores decisões sobre os sítios a conhecer.


Durante os próximos dois mesesos finalistas terão vários encontros – Open Days (ver caixa) – onde receberão ferramentas, aconselhamento de especialistas e acompanhamento para desenvolver as suas ideias. Nos dias 21 e 22 Junho, os participantes podem finalizar o desenvolvimento das suas ideias numa App-Athon.

A 24 de Junho terá lugar a Lisbon 2013 BIG Conf, momento em que serão avaliadas as 15 aplicações e anunciados os três vencedores. Cada um ganhará 20 mil euros em prémio monetário, um programa de apoio no lançamento go-to-market da Vodafone, um ano de acompanhamento com a empresa norte-americana SoftLayer, e ainda seis meses de incubação no Tec Labs.

Todas as novidades podem ser seguidas no site http://lisbonbigapps.com/.


Open Days do Lisbon BIGApps


Os Open Days são a plataforma de contacto físico do concurso Lisbon BIG Apps. Em cada Open Day, as 15 equipas que foram seleccionadas para a segunda fase do concurso terão a oportunidade de participar em workshops de formação, contactar com as equipas técnicas das várias plataformas de desenvolvimento móvel e partilhar os seus desafios de desenvolvimento, bem como ouvir as histórias inspiradoras de outros empreendedores que antes já trilharam o mesmo caminho.

O objectivo é ajudar ao máximo o desenvolvimento das aplicações, procurando integrar o desenvolvimento técnico de excelência com a facilidade de utilização, construindo aplicações relevantes para quem vive e cruza Lisboa no dia-a-dia, mas que tenham um modelo de negócio que seja viável, sustentável e se possível replicável, permitindo o crescimento dos projectos agora embrionários.

Para chegar a este objectivo, os Open Days contarão com temáticas de formação, como Mobile Insights & Trends, Business Model, Usability, Mobile & Apps Marketing, Pitching, Funding entre outros.

Além desta componente de formação, haverá apoio ao desenvolvimento nas plataformas móveis iOS, Android, Windows Mobile 8 e BlackBerry para questões de natureza mais técnica.

Estas temáticas serão repartidas por três dias diferentes em diferentes espaços ligados ao Lisbon BIG Apps. O primeiro realiza-se já no dia 26 de Abril, no Tec Labs, incubadora de ciência e tecnologia em Lisboa, parceiro de incubação do projecto.

O segundo, a realizar-se no dia 17 de Maio, irá decorrer nas instalações da Vodafone e o terceiro no dia 7 de Junho na Microsoft Portugal.

Dotando os candidatos dos apoios necessários, não só durante o desenvolvimento mas sobretudo no lançamento para o mercado, aumentam as probabilidades de sucesso e eleva-se a qualidade do resultado final das 15 aplicações a concurso.

Comentários