CONFERENCIA - E-COMERCE CATOLICA 20 JAN 2016

CONFERÊNCIA
Conferência E-Commerce
 
Do convencional ao Digital: E-commerce no universo FMCG mostra-se cruel para os retardatários. 
 
Os últimos meses têm revelado o verdadeiro potencial - à escala global - do mercado digital no grande consumo.
Embora ainda represente uma parcela menor (menos de 4%) do mercado FMCG global, de acordo com dados da Kantar o respetivo crescimento, apenas em 2014, ultrapassou os 28%.
Neste Verão a Amazon ultrapassou a WalMart como maior retalhista a nível mundial. A Amazon, já no quarto trimestre de 2015, abriu lojas online alimentares no Reino Unido, em França e na vizinha Espanha. 

Os chineses da AliBaba abriram, ainda mais recentemente, escritórios em Alemanha, França e Itália e o mercado FMCG está no topo das suas prioridades.
O mercado FMCG digital é, para além disso, muito promissor (3 em cada 4 consumidores estão ainda fora), os clientes realizam atos de compra 2 a 3 vezes mais vultuosos que no mercado offline e demonstram uma lealdade mais de três vezes superior à do retalho convencional.
Daí a urgência deste tema: o mercado FMCG digital é demasiado cruel para os retardatários...

Programa
09:00
RECEPÇÃO DE PARTICIPANTES E CONVIDADOS
09:30
ABERTURA
 • Francisco Veloso | Dean da Catolica-Lisbon
 • João Paulo Girbal | Presidente da Centromarca
09:45
Os mitos do E-commerce (fmcg)
Teresa Cotrim Figueiredo | Directora-Geral Kantar Worldpanel Portugal
10:15
PAINEL: Regulação, Territorialidade e Propriedade Intelectual: ainda existem fronteiras para as marcas?
Moderador: Luís Ferreira Lopes | SIC Notícias/ Sucesso.pt
 • Leonor Trindade | Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial
 • Tiago Caiado Guerreiro | Fiscalista
 • João Confraria | Professor Auxiliar da CATÓLICA - LISBON
 • António Casanova | CEO da Unilever Jerónimo Martins + Presidente da APAN
 • Joana Gouveia | Presidente Arbitrare
11:15
COFFEE BREAK
11:30
CASE STUDY: Amazon vs Walmart: de poder a poder
Alexandre Nilo da Fonseca | Presidente da ACEPI
11:45
PAINEL – “Deleting the ‘E’ from e-Commerce”: o imperativo da omnicanalidade na valorização das marcas
Moderador: André Macedo | Diário de Notícias
 • Paulo Barreto | Country Manager Portugal da Facebook
 • Américo Mendes | Managing Director da Chronopost Portugal
 • Pedro Barbosa | Head of Digital do El Corte Inglés
 • Pedro Miguel Silva | Partner da Deloitte
 • Rita Coelho do Vale | Professora Auxiliar da CATÓLICA-LISBON
12:45
KEYNOTE: Digital como ferramenta de globalização das empresas portuguesas
Susana Coerver | Global Marketing and Communications Director da Parfois
13:15
ENCERRAMENTO
 • Leonor Modesto | Diretora do Centro de Estudos Aplicados da Católica-Lisbon
 • Pedro Pimentel | Diretor Geral da Centromarca

Data
20 DE JANEIRO DE 2016 (09:30-13:30)
Localização
AUDITÓRIO 511
Católica Lisbon School of Business & Economics
Inscrição
Fee: 25€

Comentários