Queres testar a viabilidade de uma ideia de negócio no mercado?
Gostavas de ter acesso gratuito a apoio consultivo, personalizado e à tua medida?
A 15ª edição do “IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio” já tem candidaturas abertas para iniciativa a decorrer entre março e julho de 2016. Consulta as informações em baixo e inscreve-te já!
O que é?
O IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio apoia a geração e o desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo. Para além de testar o potencial comercial das suas ideias, os participantes podem também avaliar a sua vocação e competências empreendedoras.
O IdeaLab decorrerá de março e julho de 2016, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, acolhendo promotores (individualmente ou em grupo até 5 elementos) responsáveis por ideias de negócio inovadoras a serem apuradas após um processo de seleção.
Quais são os objetivos?
(video in english - click here)
A quem se destina?
O IdeaLab destina-se preferencialmente a alunos e diplomados da Universidade do Minho provenientes de qualquer área científica. Podem também ser admitidos alunos e diplomados provenientes de outras universidades, desde que pelo menos um dos candidatos da equipa em causa seja proveniente da Universidade do Minho. Como funciona? As atividades do IdeaLab compreendem cinco fases principais:
Workshop 1: Voice of the Customer
Objetivos da Aprendizagem: - Compreender as necessidades (reais) através da voz do cliente para a identificação dos processos subjacentes à inovação e diferenciação de uma ideia de negócio.
Workshop 2: Mercado
Objetivos da Aprendizagem: - Depreender a relação entre o mercado e o fator concorrencial na viabilidade de um novo negócio;
Workshop 3: Estratégia
Objetivos da Aprendizagem: - Compreender a aplicação dos processos de análise estratégica na elaboração do modelo de Business Model Canvas para o desenvolvimento de um novo negócio.
Workshop 4: Finanças
Objetivos da Aprendizagem: - Conhecer o financiamento necessário a um projecto empreendedor, bem como a sua viabilidade em termos económico-financeiro;
Workshop 5: Elevator Pitch
Objetivos da Aprendizagem: - Perceber os processos subjacentes à apresentação de uma argumentação coerente e persuasiva de uma ideia de negócio.;
Como se pode formalizar a candidatura? As candidaturas devem ser apresentadas através do preenchimento on-line de um formulário de candidatura, ao qual se deverá juntar o curriculum vitae e uma cópia do Cartão do Cidadão de todos promotores. Os candidatos podem concorrer individualmente ou em grupo até ao máximo de cinco participantes por grupo. Cada candidato, ou grupo de candidatos, só poderá apresentar uma ideia ao IdeaLab. As candidaturas (formulário de candidatura + CVs + Cartão de Cidadão) devem ser submetidas até às 24h00 do dia 23 de março de 2016. Quais são os critérios de seleção das candidaturas? A seleção das candidaturas será feita tendo em conta os seguintes critérios: - Qualidade da ideia e o seu carácter inovador (base tecnológica e/ou conhecimento intensivo). - Nível de compromisso demonstrado pelos candidatos. - Capacidade demonstrada pelo(s) promotor(es) para a execução da ideia. - Potencial de mercado. - Maturidade da ideia. Documentação: |
Comentários