ANI - AGENCIA NACIONAL DE INOVAÇAO - Newsletter

Visualizar versão on-line


Encontro Nacional Ciência 2016
Convite


É com o maior prazer que vos convidamos a participar no Encontro Nacional Ciência 2016, a mais importante e diversificada reunião de cientistas e investigadores de diferentes disciplinas e instituições que se realiza em Portugal e que tem lugar entre 4 e 6 de julho no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, à Junqueira). O Primeiro-Ministro, António Costa, preside à abertura dos trabalhos na manhã de 2ªfeira dia 4 de Julho, entre as 9h e as 11h.

O Encontro Nacional Ciência 2016, organizado conjuntamente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, a Academia das Ciências de Lisboa e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio do MCTES, tem como Comissário Carlos Salema, Vice-presidente da Academia das Ciências e Presidente do Instituto de Telecomunicações.

O Encontro junta cientistas de todas as áreas, assim como empresas, responsáveis por instituições de investigação públicas e privadas, instituições de ensino superior, e outras entidades implicadas no desenvolvimento científico e tecnológico do País, e ainda cientistas e instituições estrangeiras especialmente convidadas. O Encontro é aberto ao público e envolve ainda jovens estudantes envolvidos em atividades de investigação, devendo reunir mais de 2500 participantes.

Após ter sido lançado em 2006 e realizado anualmente até 2010, o Encontro Anual de Ciência volta a reunir em 2016, assinalando a dinâmica do nosso desenvolvimento científico e tecnológico e um esforço renovado de ligação da ciência à sociedade.  Espaço de apresentação e debate do que fazem muitos dos laboratórios de investigação, lugar para a criação de redes e contactos, momento de afirmação da vitalidade da ciência que se faz em Portugal, das relações com a indústria, com o resto do mundo, o Encontro Ciência 2016 vai ainda contribuir para estimular o debate sobre o futuro da Ciência em Portugal.

Para tanto, o Encontro inclui o debate sobre estratégias emergentes em muitas áreas e temas, capazes de fazer surgir as melhores ideias e as melhores lideranças, capazes de juntar pessoas, recursos e instituições, realismo e prospetiva, gerações, ensino e investigação, indústria e ciência, cultura, tecnologia e ciência.

O programa do evento deste ano resultou da consulta prévia a todas as unidades e centros de I&D durante os últimos meses, incluindo cerca de 100 sessões temáticas que foram concebidas com base em mais de 320 propostas.  Inclui ainda cerca de 45 demonstrações e mais de 300 posters de estudantes e investigadores a serem projetados nos átrios do Centro de Congressos de Lisboa. Os trabalhos reunirão investigadores de cerca de centena e meia de instituições de investigação, a que se juntam mais de 60 empresas e instituições culturais.

O programa final do Encontro e mais informação está disponível em: www.ciencia2016.pt.
 
Copyright © 2016 ANI - Agência Nacional de Inovação, Todos os direitos reservados

Contactos:
Rua de Sagres, 11
4150-649 Porto
Tel.: +351 226167820

Campus do Lumiar, Ed. O, 1º
Estrada do Paço do Lumiar
1649-038 Lisboa
Tel.: +351 214232100

cancelar subscrição    atualizar subscrição 

Comentários