Erasmus para Jovens Empreendedores - Erasmus for Young Entrepreneurs


Já conhece o Erasmus para Jovens Empreendedores?



Erasmus for Young Entrepreneurs is a cross-border exchange programme which gives new or aspiring entrepreneurs the chance to learn.
 
 Há oportunidades de aprendizagem para jovens ‪fazedores e empresários de acolhimento em 37 países.

 Veja o vídeo e consulte informações adicionais em: bit.ly/ejempreendedores




O QUE É?
 
O Erasmus para Jovens Empreendedores é um programa transfronteiriço financiado pela Comissão Europeia, que teve início em 2009 e passou em 2012 a integrar o Programa para a Competitividade e Inovação da União Europeia. Possibilitar uma oportunidade de aprendizagem “on-the-job” é o principal objetivo desta iniciativa que permite aos jovens participantes desenvolver competências de gestão úteis para os seus negócios, através da colaboração com empreendedores mais experientes (empreendedores de acolhimento).
 
DESTINATÁRIOS
 
No programa Erasmus para Jovens Empreendedores podem participar:
  • Jovens empreendedores que planeiam criar o seu próprio negócio ou que já criaram empresa nos últimos três anos.
  • Empreendedores experientes que são proprietários ou gerem uma pequena ou média empresa num dos países participantes no programa (os 28 membros da UE, Liechtenstein, Noruega, República da Macedónia, Islândia, Montenegro, Turquia, Albânia, Sérvia e Israel).
DURAÇÃO
 
A estadia dos empreendedores nos países selecionados pode variar entre um e seis meses. O período de validade do programa pode ser repartido em intervalos de tempo (com duração mínima obrigatória de uma semana), desde que o cumprimento do período total previsto não exceda os 12 meses.
 
APOIOS FINANCEIROS 
 
O valor mensal pago aos novos empreendedores pode variar entre os 560 e os 1100 euros, de acordo com o custo de vida nos diferentes países de acolhimento.
 
 
ETAPAS DO PROGRAMA
 
Após a aceitação da candidatura, os inscritos terão acesso a uma base de dados online, onde deverão efetuar até cinco propostas de forma a encontrar um parceiro adequado para a concretização do intercâmbio. Nesta tarefa, os pontos de contacto locais podem contribuir com uma postura facilitadora que coloque os empreendedores experientes e jovens em contacto. Com a parceria devidamente firmada, as duas partes envolvidas assinam um “Compromisso com a Qualidade”, onde deve ser descrito todo o projeto de trabalho (tarefas e responsabilidades de cada parte, condições financeiras e implicações legais do intercâmbio). Os empreendedores jovens devem posteriormente frequentar ações formativas organizadas pelos pontos de contacto locais para desenvolver competências que permitam responder aos desafios da sua estadia.
 
VANTAGENS
 
Jovens empreendedores
 
O novo empreendedor terá oportunidade de frequentar uma formação “on-the-job” numa pequena ou média empresa sediada num país participante no programa. Durante o período da estadia, o participante poderá assim recolher contactos, informações e ferramentas relevantes para facilitar arranque ou fortalecimento do seu novo projeto. O acesso facilitado a novos mercados, a cooperação internacional e o maior potencial de colaboração com parceiros de negócio no estrangeiro são outras vantagens associadas ao programa.
 
Empreendedores de acolhimento
 
Os empreendedores de acolhimento vão atuar como ‘coaches’ ou mentores, beneficiando da criatividade ou novas ideias sugeridas pelos jovens empreendedores para otimizar o seu negócio ou apostar em novos mercados. Este intercâmbio é também uma oportunidade para os empreendedores mais experientes acolherem aqueles que poderão ser no futuro, a médio/longo prazo, os seus parceiros de negócio estrangeiros.
 
PONTOS DE CONTACTO EM PORTUGAL 
 
O programa Erasmus para Jovens Empreendedores é financiado pela Comissão Europeia e funciona com o apoio de pontos de contacto locais distribuídos pelos 37 países. Estes pontos, devidamente selecionados pela Comissão Europeia, apresentam competências nas áreas de apoio ao negócio e ajudam os participantes (nomeadamente a nível financeiro) durante o período de intercâmbio. 
 
Cabe também aos pontos de contacto locais ajudar na submissão de candidaturas, no estabelecimento de uma relação de sucesso com um empreendedor adequado e dar resposta a todas as dúvidas. 
 
A ANJE é um dos pontos de contacto deste programa em PORTUGAL. Para beneficiar do apoio da Associação (que tem núcleos de Norte a Sul do país) no esclarecimento de dúvidas e na preparação de candidaturas, deverá utilizar os seguintes contactos: 
 
t. +351 220 108 000
e. jco@anje.pt
 
CANDIDATURAS
 
O processo de inscrição para novos empreendedores e empreendedores de acolhimento é efetuado online. Para garantirem a validade da candidatura, os interessados deverão reunir um conjunto de documentos, a saber: curriculum vitae, declaração de motivação e plano de negócio. 

Source: http://www.anje.pt/portal/anje-erasmus-para-jovens-empreendedores

Comentários