Prémio da UE para Mulheres Inovadoras de 2017 - register until 3 NOV 2016




Está aberto o concurso para o Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras de 2017, que reconhece as mulheres empreendedoras que de forma bem-sucedida trouxeram inovações para o mercado.

Este ano também está aberta a mulheres de qualquer nacionalidade que vivam num país europeu*, que tenham fundado ou cofundado uma empresa com um volume de negócios igual ou superior a 100 000 euros.

Para evidenciar a nova geração, a edição de 2017 irá também apresentar a categoria de Inovadora Emergente para empreendedoras com idade inferior a 35 anos.

https://youtu.be/MnZnv8IwG0A

No total, existem quatro prémios:
  • 1º prémio - 100 000 euros
  • 2º prémio – 50 000 euros
  • 3º prémio - 30 000 euros
  • Prémio de Inovadora Emergente - 20 000 euros
Um júri de alto nível irá avaliar e selecionar as quatro vencedoras, que serão anunciadas numa data perto do Dia Internacional da Mulher que se assinala a 8 de março de 2017.

Para participar, as candidaturas devem ser efetuadas através do sítio web do concurso antes da data de encerramento, a 3 de novembro de 2016.

País europeu*: neste caso, inclui qualquer Estado-Membro da UE e países associados ao Horizonte 2020, o Programa da UE para a Investigação e Inovação (2014-2020).

Contexto:
As mulheres representam apenas 30% de todos os empreendedores na Europa. Com este prémio, financiado através do Programa de Investigação e Inovação da União Europeia, o Horizonte 2020 (2014-2020), a UE procura mostrar os feitos notáveis de mulheres que ultrapassaram barreiras para se tornarem empreendedoras, tais como o acesso ao financiamento e a redes de contactos, e chamar a atenção para a necessidade de aumentar a participação feminina neste domínio.

Mais de 260 mulheres participaram neste concurso que se iniciou em 2011. As vencedoras dos prémios de 2016 foram Susana Sargento (Portugal), que transformou automóveis em hotspots de wifi, Sirpa Jalkanen (Finlândia), de quem partiram inovações que permitiram o desenvolvimento de novos compósitos fármacos contra o cancro da mama e da próstata, e Sarah Bourke (Irlanda), pela sua tecnologia espacial pioneira que é usada pela Estação Espacial Internacional, NASA.

Ligações úteis:

The 2017 EU Prize for Women Innovators is now open!

This year's edition will reward the outstanding achievement of three women entrepreneurs who have brought an innovation to market, along with a new additional fourth prize for young female entrepreneurs, the Rising Innovators award.

Source: https://ec.europa.eu/portugal/news/eu-prize-women-innovators-2017_pt

http://ec.europa.eu/research/innovation-union/index_en.cfm?section=women-innovators

Comentários